

Prof. Jacques Miranda Filho
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios que mais tarde se torna elétrica devido as turbinas. A instalação de uma usina hidrelétrica é muito cara, mas a fonte é sempre renovada, ou seja, não existe nenhum risco de estarem em falta.
Energia Nuclear
É a energia produzida nas usinas termonucleares, que usam o urânio e outros componentes, como combustível.
Energia Termoelétrica
Produzida pela combustão de materiais de fontes não renováveis, como o carvão, petróleo e gás natural, e também outros de fontes renováveis como a lenha, o bagaço de cana.. É usada como mecânica e elétrica.
Energia Eólica
É produzida usando a força dos ventos para movimentar aerogeradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica.
Energia Solar
Proveniente da luz e do calor do Sol é usada por diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.
Energia Maremotriz
É a energia captada por meio do aproveitamento da energia resultante do desnível das marés.
Energia mais cara
O Brasil possui uma das maiores tarifas de energia elétrica do mundo, pois engloba os custos com a transmissão e distribuição da energia, encargos setoriais e impostos.
Energia mais barata
Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); o estudo mostrou que a eólica apresenta menor custo, que deve ficar em R$ 155,98/MWh, 46% inferior ao da energia solar.
Matriz Energética Brasileira
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2001, 90% de toda energia gerada no Brasil era por meio de hidrelétricas, enquanto apenas 10% eram divididas entre usinas termoelétricas e nucleares.
Novo Modelo do Setor Elétrico
A criação da Lei 10.848(2004) permitiu que fosse criada a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica(CCEE) com a intenção de tornar viável a comercialização de energia elétrica no mercado brasileiro, junto com a criação da Empresa de Pesquisa Energética(EPE), com a finalidade de melhorar o setor energético com a prestação de serviços e pesquisas.
Redução Tarifária
Como forma de impulsionar o desenvolvimento industrial do país, em setembro de 2012, o governo diminuiu em 28% o custo de energia do setor industrial e 16,2% do residencial. Entretanto, os reflexos disso foram perdas significantes no valor de grandes ações do setor elétrico, como por exemplo a Eletrobrás que foi de +5,9Bi para -6,9Bi.