top of page
eg.png

Prof. Zambroni

 

Resumo da Palestra do Prof. Zambroni

 

A importância da Engenharia Elétrica

 

     O engenheiro eletricista é o que move usinas e fábricas geradoras de energia elétricas responsável por coordenar essa área. Atua na geração, transporte e transmissão de energia até a distribuição da energia para diferentes áreas para diversas finalidades.

      Também atua na área de circuito eletrônico, automação de equipamento eletrônicos, pode atuar na engenharia biomédica gerenciando equipamentos médicos

     Essa grande variável de áreas com que se pode trabalhar que faz dela a base de tudo que envolve eletricidade, como disse o professor Zambroni "A sociedade atual no instante que ficar sem energia elétrica ela imediatamente a ser primitiva"
 

Sistemas Elétricos e Estradas
 

     Imagine que não existisse energia elétrica em todo o mundo. Isso resultaria , na ausência de aparelhos que se utilizam da eletricidade como computadores, smartphones, TVs, robôs para fabricação industrial e diversos outros objetos do cotidiano das pessoas. Sendo assim, fica fácil compreender a importância de se ter energia elétrica.

     Assim como as estradas que ligam uma cidade a outra, as redes de energia elétrica também tem um funcionamento similar. Nesse caso, a transmissão de energia deve ser constante, a fim de abastecer um centro consumidor afastado e menos desenvolvido.
     Os sistemas Elétricos são bastante complexos, uma vez que é preciso ter uma sincronia entre a geração e a distribuição nas redes elétricas. A demanda diária por energia pode ser apenas estimada pelos profissionais da área, mas nunca conhecida precisamente. Isso se deve ao fato de que o consumo varia ao longo de todo o dia , possuindo horário de pico. No caso do Brasil, tem-se um dos maiores sistemas elétricos do mundo e um dos mais bem operados, capaz de detectar falhas rapidamente.

 

Determinando a carga a ser suprida
 

     Para se determinar o quanto de carga deve ser fornecida a fim de abastecer com êxito uma cidade inteira, deve-se estimar o consumo a cada instante. Além disso, são usados métodos estatísticos ou redes neurais para prever a carga. Gráficos são gerados a todo momento, mostrando as curvas de oscilação do consumo em relação a carga disponível.

 

Funcionamento do Sistema Elétrico

 

     Para que o Sistema Elétrico funcione com eficiência, é necessário haver um equilíbrio entre a quantidade de energia gerada e a quantidade consumida por um determinado local. Esse comportamento contribui para manter a energia constante e sem falhas ao longo da rede.
     A exemplo do Brasil, a geração está com déficit em relação a carga, pois os geradores são complexos e com reguladores , o que dificulta uma igualdade entre consumo e geração. Além de tudo, o sistema em si, deve ser confiável.
     A fim de garantir uma energia de qualidade na casa de milhões de brasileiros, existe a ONS(Operador Nacional do Sistema),responsável por garantir acesso à rede ,planejar uma operação energética que atenda os centros consumidores e opera o sistema 24 horas por dia ,a fim de detectar possíveis falhas e encontrar meios para solucioná-las. A frequência de 60 hz também é controlada ,bem como a tensão gerada e o carregamento dos equipamentos.

 

Imprevistos

 

     Supondo que caia um raio em alguma torre de transmissão, ocasionando a queda da mesma. Naquele ponto, a energia não passará mais, ocasionando uma obstrução elétrica. Nessa situação, os geradores ficam procurando um ponto de equilíbrio e acaba ocasionado um curto-circuito, que pode virar um apagão. Mas como?
     Em casos de forte risco a rede elétrica, grandes disjuntores são desligados nas centrais elétricas , para a proteção da rede, possibilitando um prejuízo menor para a empresa distribuidora e um religamento mais rápido posteriormente.

 

Caso Real Norte-Americano
 

     Em 14 de agosto de 2013, ocorreu um grande apagão nessa região, deixando 50 milhões de pessoas sem o fornecimento de energia. Esse acontecimento gerou grandes prejuízo: na ordem de 5 bilhões de dólares, afetando comerciantes, empresários e toda a população que depende desse recurso.

 

Quedas de Energia
 

     O corte de energia dos Estados Unidos pode durar dias, em razão do sistema ter como base Usinas Nucleares. Diferentemnte do Brasil, que se recupera mais rapidamente (geralmente em 4h), visto que são utilizadas Usinas Hidrelétricas, sendo a “reiniciação” mais fácil, algo essencial já que como citado na palestra “ a ausência de energia elétrica leva o homem ao primitivismo”.
 

Ex: Blecaute de Março de 1999 no
Brasil – 70% do país ficou sem energia por 4h

 

 

Mídia e o blecaute
 

     A mídia não destaca a importância e a dificuldade de um Engenheiro que monitora determinados problemas na rede de energia, procurando culpados pelo ocorrido e manipulando a população.
 

Ártur Avila
     

     Ártur Avila, brasileiro, matemático que ganhou a Medalha Fields 2014 (equivalente ao prêmio Nobel de matemática).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                  (https://www.napratica.org.br/maior-cientista-brasileiro-artur-avila-explica-como-atingiu-o-sucesso/)

 

Aplicações da Engenharia
 

     A engenharia, em especial a Engenharia Elétrica, apresenta um mercado de atuação amplo e de extrema importância. Assim como o de Especialista em Sistemas dinâmucos… A baixo áreas em que tal profissional pode atuar:

 

  • Sistemas elétricos

  • Sistemas térmicos (ônibus espacial)

  • Sistemas Químicos

  • Modelagem de violência

  • Modelagem de pobreza

  • Modelagem de alocação de ambulâncias em estradas

  • Modelagem de doenças endêmicas

  • Modelagem de economia

 

Atuações em Itajubá: Pobreza em Itajubá; Violência de gênero.

 

Tais tópicos de atuação estão sendo estudados por alunos de Engenharia Elétricas em períodos mais avançados.

1mb0jhhjwld76igk1vldx0r99.jpg
artur-avila-medalha-fields-entrevista.jp
blecaute-vista-da-regiao-da-marginal-pin
Sobre & Assine

© 2023 Por Skyline.

200px-EFEI_logo.png

Universidade Federal

de Itajubá - MG

bottom of page