

Renan Prado

Durante o início da aula o Prof. Dr. Paulo Fernando Ribeiro, explicitou o projeto sobre geração de energia por placas fotovoltaicas, criado pelo aluno Renan Prado, ao realizar a disciplina Introdução à Engenharia Elétrica.
Segundo o professor, Renan e seu grupo visaram como principal escolha do projeto um tipo de geração de energia que fosse voltada ao uso comunitário. Assim, criaram o projeto de geração de energia por placas fotovoltaicas para uma Unidade Básica de Saúde em um bairro carente da cidade de Itajubá.
Após o Prof. Paulo apresentar o âmbito do projeto, o ex-aluno da disciplina Renan apresentou outras informações aos alunos. Renan informou que ele e seu grupo, ingressaram na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) em 2015 e que com auxílio de uma estudante de arquitetura realizaram uma maquete representando o resultado final da instalação das placas fotovoltaicas na unidade de saúde. O projeto foi bem elaborado a ponto de despertar interesse em alguns docentes da Universidade e, por conseguinte, no final do mesmo ano, conseguiram uma verba e licenciamento para a implantação do projeto na Unidade Básica de Saúde em questão.
Em seguida, Renan falou sobre as oportunidades que o projeto lhe proporcionou, como a ida em dois Congressos, um Nacional e outro Internacional e, mostrou que um projeto e o empreendedorismo devem estar juntos. Posteriormente, entrou na questão de serviços prestados por produtoras, durante a realização de projetos ele observou que há um abismo entre as produtoras (prestadoras de serviços) e os consumidores, pois não há, muitas vezes, uma linguagem comum entre estes, onde a linguagem da prestadora de serviços é técnica e o consumidor, frequentemente, é leigo no assunto.
Ao ser indagado por um aluno da disciplina sobre a vida acadêmica, estudos versus projetos especiais, Renan respondeu que é possível conciliar ambas as coisas e, também, que isso é relativo à cada pessoa e, ressaltou “O que você faz hoje é o seu amanhã” e “Faça da Universidade o seu laboratório”. Com base nos assuntos tratados durante a apresentação, Renan finalizou enfatizando que a melhor maneira de aprender é se arriscando nas oportunidades que são dadas.