

Conceitos

D.D.P
A d.d.p é a diferença de potencial entre dois pontos, ou seja, a d.d.p de 1 Volt (V) significa gastar uma energia de 1 Joule (J) para transportar uma carga de 1 Coulomb (C) de um ponto 'A' para um ponto 'B'.
Força Eletromotriz
Conceito de Força Eletromotriz (f.e.m.):
Em um gerador a força eletromotriz é a responsável pela corrente existente em um circuito, ou seja, mover a carga elétrica por este.
Tipos de f.e.m.: existem vários tipos de fontes de força eletromotriz, tais como:
• Fontes de f.e.m diretas, onde a corrente gerada é contínua. Exemplo: baterias;
• Fontes de f.e.m. alternadas, onde a corrente gerada é alternada;
• f.e.m. produzida por atrito;
• f.e.m. por indução;
• f.e.m. produzida por reações químicas.
f.e.m por Indução
Faraday verificou que, enquanto ele aproximava o imã da espira (Figura 1.0), a agulha do amperímetro se deslocava para um determinado lado (admitindo que ele estivesse trabalhando com um amperímetro de zero central), o que significava que havia aparecido no circuito uma corrente elétrica induzida. No momento em que Faraday parou de movimentar o imã, ele notou que a corrente através do circuito se anulava. Em uma terceira etapa, afastando o imã da espira, o físico inglês viu a agulha do amperímetro novamente se deslocar, só que para o lado oposto, sinal de que havia surgido, outra vez no circuito, uma corrente induzida de sentido contrário àquele com a qual ela havia aparecido na primeira vez.
Com base nesta e em outras experiências realizadas, Faraday concluiu que:
"Sempre que houver variação do fluxo magnético através de uma espira, surgirá nesta espira uma força eletromotriz induzida (f.e.m)."
A este fenômeno dá-se o nome de "Indução Eletromagnética".
Da experiência desenvolvida por Faraday é necessário destacar que, para que surja uma f.e.m. induzida no circuito, não é necessário somente a existência de um fluxo ,magnético através da espira, mas sim o fato de que este fluxo deve variar no decorrer do tempo.
Lei de Lenz-Faraday
Enunciado: “Sempre que houver variação do fluxo magnético através de um circuito surgira neste uma força eletromotriz induzida. Se o circuito for fechado circulará uma corrente induzida cujo sentido será tal que tenderá a se opor às variações do fluxo que lhe deu origem”.
Expressão Matemática:
ε=−ΔΦ/Δt (V)
Corrente
Fluxo ordenado de elétrons em relação ao tempo. O sentido da corrente elétrica é oposto ao do fluxo de carga.

Figura 1.0

